top of page

Por Que o Corpo Transpira?

A transpiração é a maneira natural do corpo controlar a sua temperatura.


Por que o corpo transpira?

A transpiração é a maneira como seu corpo se refresca. Quando seu corpo começa a superaquecer, você transpira como forma de controlar sua temperatura interna. As razões pelas quais você transpira dependem principalmente do seu nível de atividade, hábitos diários (como dieta e escolhas de roupas) e genética. O suor é produzido pelas glândulas das camadas externas da pele. Essas glândulas sudoríparas estão presentes em todo o corpo, mas são mais numerosas em locais como a testa, as axilas e as palmas das mãos. O suor é composto principalmente de água, mas também contém sódio, cloreto, potássio, cálcio e magnésio, juntamente com subprodutos biológicos, como ácido lático e uréia. Se sua transpiração está lhe causando inconveniências, você pode controlar o suor com antitranspirante, bem como fazer ajustes em sua dieta, nível de atividade e escolhas de roupas.


Principais Causas da Transpiração


Superaquecimento devido ao clima quente ou prática de atividade física.


A transpiração é projetada para controlar a temperatura do corpo e lhe resfriar quando fica muito quente. Uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas transpiram é o exercício. Um fator interessante a se notar é que a massa muscular cria mais calor do que a gordura. Isso significa que, se você está em forma ou tem mais músculos, pode transpirar mais do que indivíduos com menos condicionamento físico.

Se você está doente com um resfriado ou gripe, você pode suar mais.


Um sintoma comum de resfriados e gripes é a transpiração excessiva. Quando você fica doente, pode apresentar febre enquanto seu corpo tenta combater a infecção. A febre aumenta a temperatura corporal interna e pode resultar em suor.

Mudanças nos hormônios podem afetar os níveis de transpiração.


Certas flutuações hormonais, como durante a gravidez ou menopausa, podem resultar em um aumento da temperatura interna.

Sudorese nervosa por estresse e ansiedade.


Estresse, ansiedade e constrangimento são sentimentos que ocorrem com todos de vez em quando! O suor desencadeado pelo estresse, também conhecido como "suor frio", tende a causar suor nas palmas das mãos e nos pés.


Vestir roupas apertadas.


Roupas apertadas, especialmente roupas que ficam em contato com a pele das axilas, podem causar manchas de suor nas roupas. Para evitar isso, tente usar tecidos respiráveis ​​e folgados para permitir que seu corpo permaneça fresco e evitar o suor excessivo.

Alimentos picantes podem fazer seu corpo se sentir mais quente.

Você sabia que a nutrição pode desempenhar um papel fundamental na quantidade de suor e também no cheiro do seu suor? Por exemplo, certas pimentas picantes contêm uma substância química chamada capsaicina. Este produto químico é o que torna as pimentas picantes. Quando você come certos tipos de pimentas, a capsaicina ativa os nervos que aumentam a temperatura do corpo. Como reação, seu corpo pode suar para se refrescar.


Consumir café e outras formas de cafeína.

A cafeína ativa o sistema nervoso central (SNC), e é por isso que ela faz um trabalho fantástico para lhe deixar alerta. Porém, ativar o SNC também pode ativar as glândulas sudoríparas e fazer com que você transpire. Se você perceber que está suando depois de sua xícara de café ou chá matinal, você pode cortar a cafeína para ajudar a prevenir o suor.


Beber álcool.


O consumo de álcool, especialmente em excesso, pode aumentar a frequência cardíaca e dilatar os vasos sanguíneos da pele. Por sua vez, isso pode aumentar a transpiração.


Fumar.


Quando você fuma, a nicotina envia um sinal ao cérebro para liberar uma substância química, a acetilcolina. Este produto químico ativa as glândulas sudoríparas e também pode aumentar a frequência cardíaca, a pressão arterial e a temperatura corporal interna.


Transpiração noturna devido a superaquecimento ou uma condição subjacente.


Quando você está dormindo, tende a ter uma frequência cardíaca e temperatura mais baixas em comparação a quando você está ativo durante o dia. Se você acordar de manhã coberto de suor, pode ser necessário diminuir a temperatura ambiente ou passar a dormir em lençóis com tecidos mais leves. Se você está suando sem uma causa óbvia, pode estar sofrendo de transpiração noturna ou hiperidrose. Converse com seu médico para obter ajuda sobre como determinar por que você está suando enquanto dorme.




Dicas para Controlar a Transpiração

  1. Use antitranspirantes para prevenir a transpiração e evitar manchas de suor em suas roupas. Aplique o antitranspirante nas axilas limpas e secas para controlar o suor e se manter seco.

  2. Raspe as axilas. O pêlo retém a umidade e o odor corporal, então os pêlos das axilas podem estar contribuindo com a sua transpiração excessiva.

  3. Use roupas confortáveis ​​e de materiais respiráveis. Usar roupas grossas e pesadas pode levar ao superaquecimento e desencadear a transpiração.

  4. Evite alimentos que induzam o suor, como pimenta, cafeína e dietas ricas em sódio. Se você acha que certos alimentos estão causando suor excessivo, tente cortá-los de sua dieta para ver se você nota alguma melhora.

  5. Hidrate-se. Mantenha o corpo fresco e hidratado bebendo água e comendo alimentos com alto teor de água, como aipo e melancia. Manter-se hidratado pode ajudar a regular a temperatura corporal e evitar o superaquecimento.

Comments


bottom of page